O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, informou que vai enviar um projeto de lei para Câmara de Vereadores para criar um auxílio emergencial de R$ 1 mil reais para as famílias atingidas pelo temporal em Cuiabá, nesse domingo (12).
Segundo o chefe do executivo, o recurso tem origem do orçamento municipal, que tem cerca de R$ 300 mil disponível para essa demanda. Inicialmente, a intenção é que o valor seja pago em uma única parcela.
A prefeitura informou que, inicialmente, estima-se que 150 famílias tiveram prejuízos causados pelo temporal. Abílio afirmou que vai conversar com a Câmara Municipal para votar o projeto em uma extraordinária.
Outras ações
O prefeito também informou que algumas ações emergenciais serão realizadas para solucionar o problema de alagamento da capital.
“No Bairro São Mateus, vamos fazer alargamento do escoamento do córrego e limpeza da boca de lobo. A gente está com toda a cidade alagando por falta de limpeza dos bueiros. Estamos fazendo essa ampliação de forma emergencial, pois tem mais previsão de chuva para a semana”, disse.
Somente no domingo, choveu 103mm em Cuiabá, Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Um vídeo mostra que o temporal alagou o antigo Pronto-Socorro, ruas e casas, além de deixar veículos ilhados .