São Paulo – A primeira leva de cidadãos brasileiros repatriados do Líbano, que sofre com bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, chegou ao Brasil na manhã deste domingo (6/10). Ao todo, desembarcaram 229 pessoas, sendo 10 bebês de colo. Também havia três pets.
O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, às 10h25, onde eram aguardados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A aeronave KC-30 ficou cerca de duas horas em solo libanês nesse sábado (5/10), abaixo do tempo estimado pela FAB, que esperava ficar até quatro horas no Aeroporto Internacional de Beirute.
Depois de decolar às 13h18 (horário de Brasília), o avião fez uma escala em Lisboa, capital de Portugal, para reabastecer e levantou voo novamente, às 23h56 (horário de Brasília).
Outros 3 mil brasileiros querem ser repatriados
Como adiantado pelo Metrópoles, outros 3 mil brasileiros desejam deixar o território libanês após a escalada do conflito armado entre as forças armadas israelenses e o Hezbollah.
Estão previstas novas fases de repatriação, cuja data, contudo, ainda não foi confirmada oficialmente. Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da FAB, o Brasil tem capacidade de buscar 500 pessoas por semana.
Nos próximos voos há a expectativa de envio de ajuda humanitária brasileira ao território libanês.