O candidato à prefeitura de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, Juvanilto Lopes dos Santos, e o vice dele, João Paulo, foram detidos suspeitos de cometer boca de urna, neste domingo (6). A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Um vídeo feito por pessoas que avam no local flagrou o crime.
As imagens mostram o vice entregando santinhos para pessoas que avam na rua e, em seguida, os dois sendo conduzidos à delegacia.
Em nota, a defesa da coligação dos candidatos, ‘Poxoréu para o povo’, negou que tenha ocorrido boca de urna e citou que o ato de deter os candidatos foi um “ato de desespero da atual gestão em tentar denegridor a imagem e personalidade totalmente ilibada dos candidatos a majoritária”
“O fato é que os candidatos a majoritária compareceram na autoridade policial somente como testemunhas para prestar informação de normalidade. O Comparecimento corrobora com a ilibada conduta de honestidade e transparência com o pleito eleitoral”, disse.
Acompanhe a cobertura das Eleições em MT
A PM informou que a condução foi realizada após determinação do Juiz Eleitoral Darwin de Souza Pontes, e da Promotora de justiça Nayara Roman Mariano Scolfaro, que tiveram conhecimento do crime por meio de denúncias realizadas com vídeos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia das eleições, qualquer tentativa de influenciar o voto de eleitoras e eleitores pode configurar o crime de boca de urna, uma prática proibida pela legislação eleitoral brasileira.