A crise na Santa Casa de Rondonópolis se intensificou após a diretora executiva, Bianca Talita Santos Franco, encaminhar uma carta de demissão ao conselho da entidade. Este pedido ocorre em um momento delicado, marcado por solicitações de intervenção do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e a transferência de pacientes das UTIs pediátricas para outros municípios.
Segundo informações, os oito conselheiros da instituição decidiram, de forma unânime, rejeitar o pedido de demissão de Bianca. Para eles, o desempenho da diretora executiva tem sido fundamental na transformação da Santa Casa de Rondonópolis, que se tornou um exemplo de gestão hospitalar eficiente e comprometida com a qualidade.
Bianca Talita Santos Franco está à frente da Santa Casa há cerca de sete anos. Durante sua gestão, a instituição conquistou o Selo de Qualidade Cofen, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem, tornando-se a primeira Santa Casa do Brasil a receber essa distinção. Além disso, a Santa Casa foi uma das três instituições do Mato Grosso a atingir 100% de conformidade na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme atestado pelo “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2022”.
Apesar da rejeição unânime do conselho ao pedido de demissão, fontes indicam que a saída de Bianca Talita Santos Franco deve ser confirmada nas próximas 48 horas.