Um homem foi preso pelo crime de furto de energia durante a Operação Energia Limpa em Primavera do Leste. A ação, ocorreu na segunda-feira (26), foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública e a concessionária de energia do estado.
A prisão aconteceu durante fiscalização em uma chácara de alto padrão localizada na BR 070, onde o crime foi constato pela Politec e equipe responsável da concessionária de energia do estado. No local um transformador estava ligado diretamente na rede de energia elétrica, sem ar pelo medidor. O responsável foi preso em flagrante e poderá responder pelo crime de furto de energia, podendo pegar até 5 anos de prisão.
No outro alvo da investigação, um mercado em Primavera, foi identificado através de perícia oficial da Politec um possível ‘jumper’ nos elementos do medidor de energia. Essa adulteração é realizada com o objetivo de alterar o valor da fatura. O aparelho foi removido e lacrado e ará por avaliação para elaboração do laudo final da perícia. Caso o crime de estelionato seja comprovado o responsável poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão de acordo com o Artigo 171 do Código Penal.
O gerente de medição e combate a perdas da Energisa MT, Luciano Lima, reforça a importância de denunciar o criminoso, “além do crime patrimonial contra o Estado o furto e a fraude de energia colocam a vida das pessoas e animais em risco. Caso você conheça alguém que pratica esse crime denuncie através do 180 ou dos canais da Energisa Mato Grosso