Um idoso de 66 anos foi preso preventivamente por suspeita de zoofilia contra duas cadelas em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A prisão acontece durante o Abril Laranja — mês dedicado ao debate sobre a importância da prevenção contra a crueldade animal.
Segundo a Polícia Civil mineira, ele praticava abusos contra os animais que circulavam no condomínio onde morava. Após obter imagens de câmeras de segurança, depoimentos e laudos periciais, a polícia representou pela prisão preventiva, busca e apreensão e quebra de sigilo dos dados telefônicos do investigado.
As investigações, que começaram no ano ado, também apontam que o homem sedou e agrediu os animais antes de cometer os abusos. De acordo com a delegada Gabriella Maris Mello Pereira, da 4ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem, durante as buscas, foi localizada uma caixa vazia de medicamento capaz de sedar animais.
— A prisão do suspeito é testemunho do compromisso da Polícia Civil em proteger a comunidade e garantir a segurança de todos, incluindo os animais indefesos que foram vítimas de abuso — declarou a delegada.
A tutora de uma das cadelas, que é vizinha de condomínio do suspeito, procurou a Polícia Civil após perder temporariamente o animal e reencontrá-lo três horas depois, muito machucado e debilitado.
De acordo com o inquérito, a tutora sempre ia ao supermercado acompanhada da cadela, que não usava coleira mas sempre aguardava a dona ao lado de fora do estabelecimento. No entanto, no dia do crime, a mulher não viu o animal esperando. Ela foi informada pelo porteiro que um homem havia entrado com o animal no condomínio.
— Nós conseguimos captar câmeras de segurança do condomínio que mostram claramente o suspeito adentrando em seu prédio, em seu bloco, com a cadela no colo e soltando-a três horas depois, no mesmo lugar — disse a delegada Gabriela Mares, da 4ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem.
Em dezembro, outro abuso foi revelado. Dessa vez contra uma cadela de rua. Segundo testemunhas, as duas, após o contato com o homem, apresentavam características semelhantes.