Um estudo da MIT, no Brasil, aponta que o risco de crime na internet é tão alto quanto na rua. O país foi apontado como terceiro pior ambiente digital do G20, com carência de investimentos e regulamentações.
O levantamento avaliou como as principais economias do mundo adotam práticas para se protegerem de ataques cibernéticos. Além disso, também analisou a segurança das transações digitais em cada um deles.
Entre os principais golpes, destaca-se o phishing — a obtenção de dados por meio de sites e e-mails falsos. Na prática, os hackers se am por instituições financeiras para obterem o a dados sigilosos.
No Brasil, o BC tem trabalho junto aos bancos em busca de regras para reduzir essas fraudes. Porém, a demora do órgão público responsável pela segurança digital fez o país ficar em penúltimo lugar no critério de regulação.
No ranking geral o Brasil só está à frente da Turquia e Indonésia, o país com a maior estrutura de segurança cibernética é a Austrália. Holanda, Coreia do Sul, EUA e Canadá completaram a lista dos 5 primeiros colocados.
Redação com The News