Um requerimento do vereador subtenente Guinâncio (PSDB), aprovado na câmara municipal de Rondonópolis, convoca os secretários de Planejamento e Finanças – Rafael Mandracio Arenhardt e Rodrigo Silveira Lopes, para dia 19 de dezembro, compareçam à casa de leis e expliquem detalhadamente a situação fiscal e financeira em que se encontra o município.
O motivo são as informações de dívidas e ivos da atual istração, que precisam de esclarecimentos; segundo a justificativa do vereador, com o debate sobre a LDO e LOA, é necessário saber sobre a aplicação do orçamento de 2024.
No documento o vereador salienta sobre algumas dúvidas sobre a gestão da arrecadação local, plano de desenvolvimento sustentável, liquidação dos chamados ‘restos a pagar’ e eventuais reservas financeiras estratégicas. Além de conhecer quais ações serão tomadas no sentido de minimizar as dívidas existentes, efeitos de juros e outros agregados.
Guinâncio tem como preocupação o equilíbrio com a folha de pagamento dos servidores, questionando antecipadamente se existe a intenção de evitar excessos e otimizar os gastos públicos.