Queridos Leitores da nossa Coluna de Política Digital, chegamos para mais uma rodada.
Com a aproximação do período de convenção (entre 20 de julho a 5 de agosto) as especulações políticas estão focadas nos nomes que irão compor as chapas majoritárias.
Com 3 nomes colocados como principais pré-candidatos a prefeito, a corrida para mostrar quem mais agrega promete entregar muito para os espectadores da política municipal.
Vamos confabular…
Thiago Silva tem nomes fortes prontos para compor sua “dupla perfeita”: Sachette, Aylon Arruda, Marchiane, Luizão e até mesmo Fausto, filho do Deputado Nininho, são nomes que se apresentam como possíveis vice.
Escolha difícil hein Thiago Silva? Mas ele afirma que a decisão será tomada pelo grupo afim de construir um projeto que melhor atenda as expectativas e anseios da população.
Já Claudio Paisagista também tem opções e dentre elas, nomes como de Dra. Luciana Horta, Neles Farias e até a vereadora Kalynka Meirelles surgiram no cenário como possíveis vice, mas o Deputado afirma que só tomará sua decisão próximo as convenções, ouvindo as lideranças e partidos aliados.
Do outro lado e sem opções declaradas, Paulo José, até o momento, tem Carlos Augustin – Teti, como possível vice, mas…
Rompimento nas Forças Progressistas
Parece que Teti não anda satisfeito com a forma de Pátio conduzir esse período de pré-campanha e especialmente o tema “vice-prefeito” sinalizando uma ruptura com o grupo.
Inclusive, a ausência de Teti em uma reunião do grupo realizada na noite de sexta-feira (10) no bairro Vila Operária fortalecem os rumores de ruptura.
Bastidores dão conta de que Teti foi enfático ao afirmar que do jeito que está a Federação Brasil Esperança não caminha com o grupo de Zé do Pátio, estando disposto, inclusive, segundo veículos de comunicação, a conversar com o presidente Lula para lançar candidato próprio.
Uma nova conjectura desse porte atrapalharia muito o plano de perpetuação do atual gestor.
Mais uma vez, parafraseamos o nobre poeta: E agora José?
E o Rio Grande do Sul?
Mesmo se tratando de outro Estado, somo solidários com nossos irmãos gaúchos e nós, do Marreta Urgente e Coluna Farpas de Dantas, queremos manifestar nossa tristeza com relação a maior tragédia climática das últimas décadas vivida no Brasil e também nossa gratidão a população rondonopolitana que muito nos tem emocionado com os diversos gestos de solidariedade e compaixão, enviando sua contribuição afim de minimizar o impacto da tragédia.
Enquanto isso, a gestão sequer se pronunciou sobre a situação, nenhum movimento, nenhuma ação, nenhuma palavra quanto a inundação do Rio Grande do Sul.
Se de um lado temos a população unindo forças com as entidades de classe, igrejas, associações para ajudar do outro temos uma gestão que se diz grande, humana e inclusiva, focada, exclusivamente, na campanha para eleger seu sucessor.
Nossos parabéns a população de Rondonópolis
E nossa indignação a gestão municipal.
E por falar nele…
Essa semana o gestor mor de Rondonópolis transferiu seu gabinete para a secretaria municipal de saúde, segundo ele, para se inteirar da situação que vive a saúde municipal.
É de conhecimento de todos e por diversas vezes noticiado, inclusive, nessa coluna que a saúde municipal anda “mal das pernas”, mas isso não é novidade nem para nós e muito menos para o prefeito que se colocou como o grande “salvador da pátria” durante essa semana numa tentativa de ficar, digamos que, menos feio para gestão.
Acontece que o tiro saiu pela culatra! É tão certo quanto o sol que arde fortemente sobre a Terra de Rondon que o prefeito tem pleno conhecimento de tudo que acontece dentro de todas as secretarias e, especialmente, na secretaria de saúde, uma vez que a atual secretária é de extrema confiança de Zé e, mesmo sendo um jogo muito bem pensado, a situação ficou bem ruim para a secretária, que acabou recebendo todos os ônus da péssima gestão feita na saúde e teve que enfrentar momentos de tensão durante a ultima sessão ordinária da Câmara Municipal, onde a mesma foi convocada para prestar esclarecimentos, mas, como veio da “Escola de Zé do Pátio”, a secretária conseguiu responder sem esclarecer, se esquivando das perguntas e sendo aplaudida de pé pelos servidores da saúde que ali estavam.
E por falar nisso…
A presença dos servidores da saúde na sessão foi motivo de muitas farpas entre alguns vereadores, em especial a vereadora Marildes Ferreira e o vereador Subtenente Guinancio.
De um lado o vereador Subtenente Guinancio pedia para que os servidores voltassem para seus postos de trabalho, evitando assim, prejuízo na entrega do serviço público que já se encontra deficitário.
Do outro lado a vereadora Marildes defendeu a presença dos servidores que estavam ali lançando mão de banco de horas para acompanhar a líder da pasta. A vereadora ressaltou que se ela fosse a secretária gostaria de ter ao seu lado os servidores.
A discussão seguiu por um tempo, cada um defendendo seu ponto de vista, porém, é importante ressaltar que antes do início da sessão o vereador Reginaldo Santos esteve no auditório fazendo um apelo para que os servidores que haviam deixado seus postos voltassem ao trabalho, pois tal atitude acarretaria prejuízo tanto a população quanto ao servidor.
Mas, ainda assim muitos servidores optaram por permanecer na sessão.
Diante desse cenário a presidente do sindicato dos servidores municipais, Geane Lina Teles, esteve, enquanto acontecia a sessão, tanto na UPA quanto no PAzinho e constatou as grandes filas e longas horas de espera para atendimento nas unidades de saúde.
Será que o quadro caótico na saúde desenhado pelos vereadores que representam o povo é mesmo um exagero como foi dito pela secretária?
Façam suas avaliações.
Pra finalizar
O Clube dos Bancários foi palco de um encontro político que reuniu muitas pessoas em apoio às pré-candidaturas do Dr. Olivar Nunes para vereador e do Deputado Cláudio Ferreira para prefeito. O evento, ocorrido no sábado, 04 de maio, às 19h, marcou um momento significativo para a política local, com líderes e apoiadores expressando seu compromisso com as pautas conservadoras da direita.
A noite foi marcada pela consolidação da aliança entre os dois pré-candidatos e a mobilização de líderes de 43 bairros, além de representantes de diversos setores sociais e políticos. A grande adesão demonstrou o desejo coletivo por uma nova liderança política em Rondonópolis, alinhada com valores e políticas da direita.
O encontro serviu como uma plataforma para reiterar o apoio comunitário e político às pré-candidaturas, com líderes comunitários e políticos destacando a importância de eleger representantes comprometidos com as demandas da população e a implementação de políticas públicas eficientes
Este evento representa um ponto de virada na política de Rondonópolis, com Dr. Olivar Nunes e Deputado Cláudio Ferreira liderando um movimento que visa não apenas ganhar eleições, mas também transformar a gestão municipal, alinhando-a com as expectativas e necessidades da população que anseia por uma mudança genuína.
Não se esqueçam:
A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Vamos continuar ajudando nossos irmãos gaúchos, com as doações ou com nossas orações. Hoje são eles, amanhã pode ser que sejamos nós.
Deus abençoe o Rio Grande do Sul.
Essas foram as Farpas da semana, Senhoras e Senhores!
Vou ficando por aqui, mas te encontro na próxima semana com mais farpas de Dantas.